Como tudo começou



   No ano de 1961, Ivanira Maria de Miranda da Silveira mais conhecida como Ivanira Miranda, foi convidada por dona Blandina Philipini Ferreira sob a orientação de Nerícia Tavares para comparecer à Comissão Estadual de Espiritismo - PE e nesta ocasião funcionava na Rua de Horta 100 no bairro de São José onde foi surpreendida com a notícia para assumir o Departamento de Juventude da CEE-PE. Ficou um pouco assustada pois tinha pouco tempo de Espiritismo, mas sob a orientação de outros diretores que lá se encontravam e que já a conhecia acharam que estava ela preparada para este trabalho. Então iniciaram-se as reuniões onde na época tinha-se o senhor Rildo do Centro Espírita Semeadores da Fé como tesoureiro do departamento e como secretária Elizabete Costa que era filha de Adauto Costa, mas pelo fato de Elizabete ter adoecido e ter ficado um longo período em tratamento Ivanira convidou Marlene Gonçalves Pereira do Centro Espírita Vicente de Paulo para assumir a secretaria. E então ela aceitou o convite. Jurandir Barros do Centro Espírita Bittencour Sampaio também e o Zildo continuou. Então formou-se um diretoria, mas já nesta época Ivanira viajava pra Maceió, João Pessoa onde tinha parentes e começou a nascer uma amizade com José Teixeira do Departamento de Mocidade de João Pessoa e dessa amizade com Teixeira foi possível a Ivanira conhecer o movimento de juventude da Paraíba. Nessa época a esposa de Teixeira dona Maria José ainda nem era espírita, mas Teixeira com o seu temperamento pessoal dinamizou o movimento espírita de juventude da Paraíba, o que fez Maria José se aproximar do movimento e deu uma assistência extraordinária a seu esposo. E assim foi realizada pelo Departamento de Juventude da CEE-PE a primeira visita fora do Estado numa caravana de ônibus que nunca havia acontecido em Pernambuco. Sair um ônibus de Recife para ir a uma outra capital afim de participar de um encontro espírita de juventude.

   No princípio não foi muito fácil dos membros do Departamento de Juventude da CEE-PE conseguirem porque apesar da diretoria da Comissão oferecer todo o apoio onde na ocasião o senhor Luiz Coimbra Filho era o presidente e a senhora Nerícia Tavares dirigindo o patrimônio da Instituição, senhor Caetano Coimbra que era secretário, senhor Adauto Costa, senhor João Rodrigues da Costa e muitos antigos espíritas como senhor João Batista Cordeiro Campos, senhor Cavalcanti, senhora Niná e dona Blandina Filipino que dirigia outros departamento que faziam parte da Comissão. Então estes diretores tiraram todas as dificuldades que alguns de Centros Espíritas estavam criando por considerarem Ivanira  muito jovem para fazer uma viagem dessa para a Paraíba. Eles incentivaram, deram toda a confiança e o grupo de jovens espírita do Departamento de Juventude da Comissão Estadual de Espiritismo seguiu para João Pessoa onde foram assistir a Jornada do Jovem Espírita Paraibano. E foi justamente neste momento que nasceu a vontade de criar em Pernambuco uma Semana do Jovem Espírita.

   Depois dessa viagem, o grupo do Departamento de Juventude levou a ideia à diretoria da Comissão Estadual de Espiritismo - PE e para a alegria geral de todos os membros deste departamento, os diretores acharam a ideia maravilhosa. Nesta ocasião todas as circunstâncias eram favoráveis à realização deste trabalho pois sobre a orientação de Paulo Coimbra Ivanira Mirando soube como proceder diante da falta de representantes jovens dos centros espíritas do movimento espírita pernambucano às reuniões semanais do Departamento de Juventude da CEE-PE onde na ocasião foi sugerido que estas reuniões se tornassem reuniões girantes, ou seja, invés dos jovens terem de vim à CEE-PE era o Grupo de jovens da Comissão que ia aos centros espíritas o que provocou um resultado altamente positivo. Com esta iniciativa a mocidade cresceu consideravelmente tendo no grupo jovens felizes, satisfeitos, alguns eram declamadores, outros já faziam palestras. Este mesmo grupo começou a criar tardes de confraternizações com teatro, com poesias, com músicas. E neste clima de alegria geral e empenho por parte desta juventude na divulgação da doutrina, sabendo estes jovens que a direção da Comissão Estadual de Espiritismo já havia autorizado a ideia de um evento voltado à juventude no Estado que foi a 1ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco.

   Em 1965, com todas as circunstâncias favoráveis, exceto o regime de ditadura militar que controlava a sociedade e provocava um certo temor nas pessoas  surgiu a 1ª Semana do Jovem Espírita que na ocasião recebeu o nome de Semana do Jovem Espírita do Recife se expandindo-se a partir da segunda para o Estado de Pernambuco por completo. Mesmo com todo o clima opressor e desconfiante que o regime militar provocou nesta período da história, os jovens espíritas pernambucanos mantiveram o ideal da divulgação doutrinária aceso e para o bem de todos este marco na história da juventude espírita pernambucana atendeu aos seus mais nobres objetivos, alcançando o sucesso máximo.

Todas estas informações foram extraídas de uma entrevista filmada de Ivanira Miranda para o acervo histórico da Comissão Estadual de Espiritismo - PE sobre a Semana do Jovem Espírita de Pernambuco.

Um comentário:

  1. O tempo passa mas o que o ser humano constrói permanece gerando resultados negativos ou positivos. As pessoas passam mas seus "feitos" deixam marcas. Eneltecemos esses nomes que construíram o alicerce. Que Deus nos dê forças para continuar a Obra de Renovação. Valorizemos os Jovens pois eles teem muito a fazer por um mundo melhor!. Com um fraternal abraço.
    Heleno Vidal

    ResponderExcluir