Juventude Espírita



                                              Por Heleno Vidal (Presidente da Comissão Estadual de Espiritismo - PE)
 O texto Bíblico intitulado “A velhice” narrado em ECLESIASTES (Antigo testamento) e tão falado nas lides religiosas precisa ser evidenciado com mais ênfase em nossos dias.


Eclesiastes 12.1

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento......,


Ser jovem envolve crescimento, aprendizado e amadurecimento, agir com ponderação e ética, sem, contudo, perder o otimismo e a jovialidade. Vemos no jovem a centelha divina da transformação!

Contudo, ser jovem espírita, principalmente nos dias de hoje, não é das tarefas  mais fáceis, pois inúmeros fatores atraem as pessoas para o rumo do imediatismo e das ilusões perecíveis. Outro fator preponderante é tecnicismo, a mídia, a velocidade dos meios de comunicação, acesso fácil ao mundo através da fascinante internet que propicia acesso a diversas formas de conhecimento.

"Conhecimento é Poder" e é uma ferramenta transformadora. O Estudo Espírita, antes de tudo, é a grande janela para a vida. Não envolvendo apenas mudanças de âmbito filosófico e religioso, mas mudança na sociedade à nossa volta, direciona atitudes e sentimentos.

O Movimento Espírita tanto a nível local/estadual e nacional tem dado ênfase a questão da Infância e Juventude, estudando e criando programas que possibilitem a criança e ao jovem um espaço na Casa Espírita. Vemos surgirem grupos de jovens (de forma pontual) com o desejo do estudo e da vivência espírita.

No entanto vem uma reflexão: O que pensam os dirigentes das Casas espíritas sobre a questão?

Como está sendo incluída essa área na organização e planejamento das atividades da Instituição?

Em que espaço o setor da Infância e da Juventude é contemplado no Organograma das Instituições?

Pensar nas cabines de passes, na sala do enxoval, na cozinha para a sopa, na sala da desobsessão...... é muito importante. Mas o espaço para a criança e juventude? Que recursos estão sendo pensados? Incentivo para Qualificar os voluntários (Educadores espíritas) em cursos, e eventos para Infância e Juventude?

Pensando nisso, a Comissão Estadual de Espiritismo – PE tem se empenhado através da Coordenadoria de Infância e Juventude, oferecendo cursos, encontros, congresso e o grande resgate em 2012 da Semana do Jovem Espírita de Pernambuco - SEJEPE, que HAVIA PARADO DESDE 1990. 

A Semana do Jovem Espírita de Pernambuco – SEJEPE tem a grande missão de estimular os jovens a uma semana de estudos e vivências espíritas, além de criar o intercâmbio entre os grupos das diversas Instituições do Estado, descobertas de talentos e estimular a criação de novos grupos.

A dinamização dos grupos levam também os Gestores das Casas Espíritas a pensarem melhor na infraestrutura para o CIJ. Tal estrutura engloba espaço físico adequado, mobiliário, recursos didáticos entre outros. 

No início do texto falamos do progresso tecnológico que a criança e o jovem vivenciam em casa, na escola, na universidade e no ambiente profissional. A Casa espírita apesar das dificuldades de recursos financeiros, deve se esforçar para aparelhar-se com pelo menos o “MÍNIMO NECESSÁRIO”, de forma que a criança e o jovem sintam-se atraído.

Finalmente, precisamos pensar! Quem dará continuidade as ações da Casa Espírita? Como estamos pensando no futuro da Instituição? Somos eternos sim, mas o espírito.O Corpo físico é temporário. Então vamos pensar na infância e na Juventude das nossas Instituições. Eles serão o futuro das casas espíritas e de uma sociedade equilibrada. 

A Casa Espírita com todos os setores em pleno funcionamento, mas sem o setor da Infância e Juventude, é uma frondosa árvore crescendo num solo arenoso: qualquer tempestade poderá derrubá-la. Ou ainda diria que está fadada a qualquer momento, caminhar para a UTI. 

Avante jovens! De vocês depende o “amanhã”.  Ajudemos o Cristo a implantar seu Reino na Terra.



0 comentários: