Adolescência e Vida


 "Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fieis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." (Timóteo I - 4:12)

De grande atualidade, a determinação paulina tem caráter de terapia preventiva contra os males e os conflitos existenciais muito comuns na fase da adolescência, pois o contexto social, familiar e individual do século XXI obriga-nos recorrer a tais reflexões.

Vivemos uma época onde nossa sociedade está severamente marcada pela artificialidade, fantasia e opressão ideológica. Cada vez mais temos individuos que pouco se esforçam para planejarem suas vidas de modo a torná-las projetos que os encaminhem para a plenitude do amor. Uma séria crise de valores ético-morais assolam os relacionamento humanos. Um crescimento potencial do pensamento consumista implanta a ideia do ter para ser feliz e escanteia o ideal do ser feliz para se ter valores que possam vim a ser aplicados muito bem.

Nota-se ainda, e pasmem, principalmente nas Universidades, a propagação de ideias niilistas, além de uma extrema valorização das realizações imediatistas. Observamos também uma sombria onda de Jovens e crianças iniciadas nas drogas, uma série de conflitos existenciais cada vez mais frequentes nas criaturas humanas, a perda da sensibilidade com a vida, sem falar da quantidade de individuos com a afetividade profundamente abalada.

Nesse sentido, nos alerta Joanna de Ângelis no livro Adolescência e Vida, as grandes vítimas da ocorrência são os jovens que, imaturos, se deixam atrair pelos disparates das sensações primárias, comprometendo a existência planetária, às vezes, de forma irreversível.

A mesma autora vai dizer ainda na obra supracitada que torna-se urgente o compromisso de um reestudo por parte dos pais e educadores em relação à conduta moral que deve ser ministrada às gerações novas, a fim de evitar a grande derrocada da cultura e da civilização, que se encontram no bordo mais sombrio da sua história.

Sendo assim, cabe a todos parar e refletir não somente sobre as ideias que vem sendo construídas ao longo do tempo sobre a dinâmica e o trabalho ao lado dos jovens, mas bem acima disto, realizar uma profunda análise sobre qual o comportamento e prática que estamos apresentando como exemplo e referência ao mundo. O que temos feito na prática para construção de um mundo mais saudável com jovens saudaveis? Qual tem sido a minha conduta enquanto espírita vivendo no mundo?

Kardec nos deixa claro que a proposta espírita é a de transformação do mundo para melhor, e esta transformação depende de nossas mãos, mas o que temos feito além de uma teorização de como deve ser o mundo de paz e de amor? O que temos promovido em nosso movimento espírita além de uma grande onda de eventos que pouco impactam a sociedade? O que temos feito da casa espírita senão um local onde iremos obter o socorro e calma para os nossos espíritos?

É preciso mudar o comportamento, é necessária uma renovação prática de nós espíritas, é inadiável assumirmos um papel mais ativo dando aos jovens a devida estrutura ideológica e prática do viver em harmonia e em paz.

Nestes dias tumultuados e sombrios em que a Adolescência passa (e aqui incluimos os jovens Espíritas também), faz-se necessário que sigamos o sábio conselho de Jesus quando nos recomenda para brilharmos a nossa luz. E a todos vocês e a todos nós Jovens Espíritas, em particular, apenas pedimos para que nunca se esqueçam de que o caminho é Jesus e nunca mudemos a rota, pois Deus espera que nós aproveitemos a oportunidade da reencarnação.

Muita paz!

5 comentários:

  1. Prezado Rodrigo, parabéns pelo Texto elucidativo, que possamos refletir mais sobre os nossos jovens. A Casa Espírita precisar priorizar a infância e a juventude.
    Um fraternal abraço
    Heleno Vidal

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Rodrigo. Temos que abrir nossas mentes para entender a mensagem da Boa Nova e incentivar aqueles que estão dando continuidade ao seu aprendizado.
    Abraços,
    Simonica Farias

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, comungo com este ponto de vista e isto nos incentiva a apoiar cada vez mais as ações em prol da infância e juventude no Movimento Espírita.
    A.Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Que mensagem linda e instigadora!!Que possamos nos engajar nessa proposta de transformação, caridade e doação! Sayonara

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, belas palavras, que os jovens reflitam sobre a mensagem e que os centros realmente abram mais espaços aos jovens para evoluímos e crescermos juntos espirutualmente. Abraços edwin

    ResponderExcluir