5° Congresso Espírita para Pais e Educadores Infandojuvenis

(por Virgínia Nóbrega, Coordenadora da Infância e Juventude da CEE-PE)

E assim nasceu o CEPEI... E assim ele vive até hoje...

...Tudo começou como uma suave luz em nossos pensamentos... Um doce canto em nossos ouvidos e de repente alguma coisa irradiava no silencio... algo de uma imensa importância chegava as nossas mãos, ao nosso coração.  Algo parecia nos dizer o tempo inteiro que precisávamos fazer  surgir um momento de luz firme e intensa para aqueles espíritos que se comprometeram na terra  a serem  pais  e evangelizadores de almas.  Eram   meados de 2004 ... O CONGRESSO PARA  PAIS e EDUCADORES  ESPÍRITAS vinha surgindo com uma imensa luz ..caindo sobre todos nós como pétalas multicoloridas. Não conseguíamos ver naquele momento motivo verdadeiro pelo qual  teríamos que fazer surgir um momento assim, até porque tantas coisas tínhamos ainda a construir e  ainda tínhamos tanto a que fazer por esta tarefa sublime de evangelizar, a grandiosa tarefa da educação do ser. Mas  temos também a imensa consciência que somos  apenas instrumentos imperfeitos do trabalho divino e aqui estamos para servir ao Pai Maior e seus emissários. 
Na verdade   teríamos  apenas que confiar e seguir adiante , mas mesmo assim  ainda vieram as perguntas :..será que vamos conseguir? Será que vai valer a pena? De onde vamos tirar forças para um evento de tamanha envergadura? ...eram perguntas que nos surgiam o tempo inteiro ...mas tudo começou a clarear, a surgir,  a tomar forma ..  e aos poucos os temas e idéias surgiam...  temas que pareciam chegar para que pudéssemos tocar o coração de cada PAI, MÃE,   educador/evangelizador e.  E  2005  nascia  sob a coordenação de apenas 2 pessoas   e apoio imenso de  um grande trabalhador espírita HELENO VIDAL , o 1º  Congresso Espírita para Pais e educadores que   trazia  como sublime objetivo unir aqueles que tinham no coração a vontade grande de ajudar a modificação deste planeta , o seu aprendizado e a sua evolução e principalmente a educação do ser ..da criança e do jovem, espíritos em reinício de encarnação na terra.
            Diante de toda alegria do surgimento de um trabalho tão sublime de Jesus a vibração era imensa,  a felicidade era constante ...mas  não imaginávamos que a luta seria tão grande. Que muitas vezes iríamos nos sentir  como se estivéssemos caminhando contra uma imensa tempestade, navegando contra o vento.  Que o mundo ainda não estava preparado  e nem se preocupava em trazer para o seu coração a educação do espírito e o auxílio destes irmãos pequeninos e da roupagem terrena em plena fase juvenil que tinham praticamente acabado de chegar ao planeta.  Poucos... muito poucos se interessaram  por temas tão importantes ligados a educação do ser ...mostrando a todos nós que cuidávamos com tanto carinho deste evento que não ia ser nem um pouco fácil.
Ano de 2005, mês de novembro.  Se realiza o primeiro... no desejo imenso que fosse o primeiro de muitos, e que sobre a terra surgissem aqueles a qual teriam junto a nós esta preocupação de ajudar o mundo a mudar através daqueles  que chegavam a pouco sobre o seio da terra . O teatro de 400 lugares não lota dentro de uma cidade com uma população de  em torno de 1400.000 habitantes e um total de mais de mais de 3000.000 se contarmos com as cidades circunvizinhas ( Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo, Abreu e Lima,  etc.) . Mas nada disto tirou a fé  dos que acreditam firmemente  que valeria pena continuar.Precisávamos de parceiros que tivessem a mesma finalidade e assim foi surgindo o 2ª ( 2007), 3º ( 2009)  e 4º ( 2011) CONGRESSO ESPÍRITA PARA PAIS E EDUCADORES. Com grandes resultados e com a presença daqueles que verdadeiramente partilhavam conosco deste grande objetivo.   E grandes companheiros acreditaram e caminharam junto à nós, nos ajudando até os dias de  hoje a construir este momento .  Cada congresso foi  construído com muitas dificuldades e realizado com mais dificuldades ainda, mas alicerçados num imenso amor daqueles que confiaram e acreditaram.
E agora está vindo aí mais um , o 5º Congresso Espírita para Pais e Educadores Infantojuvenis, dias 3,4 e 5 de maio de 2013, no teatro Beberibe, Centro . Com objetivos tão sublimes como os anteriores trazendo um tema que toca a cada um de nós : “ DESAFIOS ATUAIS PARA SER UM HOMEM DE BEM”.   Quantos no entanto conseguiram neste momento olhar a imensa importância deste tema para si mesmo, tentando descobrir o imenso desafio de sua própria modificação interior?
Chegou a hora de despertar os valores que temos no íntimo do nosso ser , modificando a nós para melhor  e ajudando a criança e ao jovem neste mesmo despertar.
Que sejamos os grandes modificadores da situação atual desta terra... e através destes pequenos GRANDES eventos que vamos aprender a construir uma terra mais humana e cheia de Paz.
Confio no ser humano como grande modificador de sua vida, confio em você como um grande desafiador junto a nós  para sermos seres de bem !
Que venha o 5º , o 6º ..o 7º, 8º e outros congressos ... porque apesar de toda dificuldade  não desistiremos nunca de levar adiante  este maravilhoso  trabalho do Cristo , o trabalho pela criança e pelo jovem , seres reencarnantes em um momento  de transformação planetária , de modificação mais que urgente do ser!

Deixo aqui a todos esta imagem e a nossa vontade firme de continuar e acreditar que tudo vai mudar !




0 comentários: