JOVENS apresentando JESUS para a humanidade


Por Rodrigo Sales (Coordenação da 25ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco)

Ao longo dos séculos, após a vinda de nosso senhor amado Jesus Cristo, inúmeros foram os exemplos de abnegados trabalhadores da mensagem da boa nova. Se enumerássemos os feitos e a importância histórica dessas personalidades onde algumas foram bastante conhecidas enquanto que outras ficaram registradas no sublime anonimato, iríamos percorrer diversas páginas grafando as mais belas impressões de ordem filosófica, científica e moral que eles deixaram.

Nesse processo da vinda das grandes almas para a continuação da mensagem do amor na Terra, buscando despertar o Reino de Deus no íntimo das criaturas humanas, alguns jovens mostraram o seu entusiasmo e alegria com a mensagem cristã. Falavam e contagiavam as multidões, eram enérgicos no proceder e pensar, questionavam a vida em suas mais delicadas nuanças, representavam no mundo o pensamento de Jesus no que se refere a questão da fraternidade universal.

Ultrapassamos estes longos séculos de múltiplos fatos históricos e em pleno alvorecer de uma nova era nos fúlgidos raios do terceiro milênio, a mensagem do amai-vos uns aos outros mantem como filosofia e lei de conduta a projetar os homens para frente no caminho do progresso. E neste novo contexto de vida no Planeta Terra, mais uma vez a atenção volta-se aos jovens. Aos jovens que se profissionalizam, mas não uma profissionalização que induz o ser ao consumismo desenfreado e o posicionamento social na tentativa de construir uma identidade que seja egoisticamente respeitada pelas pessoas e sim a formação de um profissional que dentro de sua área de atuação seja ético, coerente com os princípios da vida, coerente com a própria consciência onde através desta será possível viver em todos os lugares as leis de Deus.

São aos jovens que cantam, dançam, encenam; aos jovens artistas que cabe o papel de colorir a vida com as tonalidades da sensibilização, do amor, afeto e inspiração, servindo como instrumentos de Jesus levando aos corações de toda a humanidade as mensagens que as palavras sozinhas não conseguem sensibilizar. São aos jovens que planejam e estruturam os eventos a começar pelo maior de todos eles  que é a nossa encenação no grande espetáculo teatral da vida, que cabe a sensibilidade de perceber  que o século atual traz consigo ventos de mudanças. Novos ares chegam aos terrestres e assim a necessidade de novos comportamentos, de novos planejamentos e de um novo pensar para a vivência plena do evangelho cristão no seio desta abençoada escola-oficina que é a Terra.

Apresentar Jesus para a humanidade, constitui uma ação que nos pede o pensamento voltado a Deus, as palavras embaladas com os doces sons do acalento e da paz e as vivências práticas de tudo que se pensa e fala, pautadas neste grande modelo e guia para toda humanidade seguir, para esse facho de luz que abriu as estradas do infinito e carinhosamente nos ensina como nela caminhar; a esse sublime instrutor que por amor desceu à carne para nos entregar o mais avançado código que conduta moral que a humanidade já viu. É esse Jesus que nos ensina a buscarmos o reino de Deus em primeiro lugar, ou seja, o nosso melhoramento espiritual que os jovens assim como toda a humanidade devem  apresentar uns aos outros para a criação de uma nova cultura planetária onde o respeito, o amor e a fraternidade serão as grandes mensagens observadas nos hábitos e no comportamento de todos. A ti jovem, é dada a majestosa oportunidade de apresentar Jesus através do teu pensar, falar e agir para a toda a humanidade.


Muita paz!

0 comentários: