Projeto 7 dias com você, jovem!

Recentemente, pensando nas atividades da área de juventude da Comissão Estadual de Espiritismo, persebemos a necessidade de criar meios para que as juventudes Espíritas do Estado de Pernambuco se tornassem mais integradas e dinamizadas. Pensávamos nas inúmeras instituições espiritas que estavam e ainda estão em fases complicadas pelo fato de seus trabalhadores estarem ficando mais velhos e não terem quem dê continuidade aos trabalhos. Pensávamos ainda em como oferecer fortalecimento aos grupos de jovens que passam por desestruturações, que não tem um direcionamento e um roteiro para se manterem fortes.

Então começamos a amadurecer a ideia do que deveria ser feito para minimizar estas questões, e foi durante o planejamento da 24ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco, que recebemos da espiritualidade a intuição do que deveríamos fazer. E logo tratamos de fundamentar e estruturar um Projeto que visasse minimizar e atender todas estas questões. E carinhosamente e numa linguagem atual, denominamos este Projeto de 7 dias com você, jovem!

Como todo projeto, nós partimos de um desafio:

Como podemos contribuir para que ocorra uma maior dinamização, integração e união dos Grupos Jovens Espíritas do Estado de Pernambuco?


A definição:

O Projeto 7 dias com você, jovem! é uma ferramenta de Gestão criada pela Coordenadoria de Infância e Juventude da Comissão Estadual de Espiritismo para acompanhar, integrar, dinamizar e unir os Grupos de Educação Espírita Juvenil bem como, oferecer um suporte pedagógico e doutrinário a estes grupos através de cursos, encontros, seminários, simpósios, congressos e eventos de um modo geral. 

A Missão:

A missão do Projeto 7 dias com você, jovem! é promover o fortalecimento do trabalho da Educação Espírita Juvenil no Estado de Pernambuco através do acompanhamento, integração, dinamização e união de educadores e educandos.

A visão:

O Projeto 7 dias com você, jovem! almeja integrar todo o movimento de Educação Espírita Juvenil de Pernambuco e ser uma valiosa ferramenta para auxiliar nas necessidades que este movimento possa apresentar.

A estrutura do Projeto:

A estrutura de funcionamento do Projeto 7 dias com você, jovem! Se baseará em duas reuniões mensais, onde uma será na sede da Comissão Estadual de Espiritismo/PE e a outra será nas Instituições Espíritas existentes no Estado de Pernambuco.

Na CEE/PE a característica das reuniões será de planejamentos e estruturação de ideias para o Movimento de Juventude Espírita estadual acompanhada também de um estudo doutrinário que pretende servir de modelo aos Centros que ainda não sabem como trabalhar e desenvolver reuniões com a juventude. Já nos centros as reuniões seguirão a estrutura de encontros de vários Grupos Jovens próximos à Instituição que sediará a reunião onde neste encontro pode-se desenvolver um pequeno seminário para Jovens e/ou outras formas de apresentação da Doutrina Espírita.

O importante nestes encontros é que sejam organizados pela própria Juventude da instituição (evidentemente com o apoio da CEE/PE) e que sejam simples em sua organização porém bem planejados para proporcionar aos presentes uma máxima estrutura de aprendizados e integração com demais amigos Jovens Espíritas. 


Será maravilhosa a sua presença nestes encontros que prometem ser históricos e memoráveis...


0 comentários: