Tragédia de Santa Maria na Visão Espírita

Queridos Amigos e Irmãos! Que a Luz do Cristo esteja em nossos corações. 

Aconteceu na data de 27 de janeiro de 2013, um incêndio, o segundo maior no Brasil, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O incênd
io foi em uma casa de shows (boate) na madrugada e aconteceu após um dos integrantes da banda que fazia o show no momento acender um sinalizador que, em contato com a espuma acústica que revestia o teto da boate, entrou em combustão e liberou uma fumaça bastante tóxica, pois a mesma é feita de derivados do petróleo.


Mais de mil e quinhentas pessoas estavam no local durante o incidente e a tragédia atingiu principalmente jovens da faixa dos 18 aos 30 anos, boa parte estudantes, que frequentavam a boate. Nesse acidente, ja desencarnaram mais de 230 pessoas, além de centenas de feridos. 

Quando lemos noticias como essas, nos sensibilizamos e várias perguntas passam em nossa mente: Como estarão os familiares? Como estarão os amigos das vítimas? E os que sobreviveram? Mas sem dúvida a maior pergunta que nos fazemos é: Porque Deus permitiu que isso acontecesse? 
 É duro vermos casos como esses, onde jovens que estavam em busca de diversão, desencarnam de maneira tal. Mas, antes de tudo, devemos lembrar que Deus não é cruel e muito menos maléfico. Vou me basear aqui, na obra O Livro dos Espíritos, livro básico da Codificação da Doutrina Espírita. Lá podemos encontrar no Cap I - De Deus, no Item Atributos da Divindade que fala: 

Deus é soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.

Não quero aqui dizer que devemos aceitar TUDO que acontece sem pelo menos irmos atrás de informações coerentes; apenas não devemos duvidar Da Providência e da Justiça Divina. Se algo ocorre, tem uma razão. Não existe acaso! Deus não permite que uma folha caia sem que seja necessária a algo. Mas então a pergunta ainda persiste: Porque Deus permite que tragédias como essas ocorram? E se pensarmos que em tudo há uma razão, ainda outra indagação surgirá: Qual a finalidade de haverem tais tragédias?

Ainda me baseando na mesma obra, na Terceira Parte, Cap VI - Lei de Destruição, podemos encontrar as perguntas:

728. É lei da Natureza a destruição? 
“Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos.” 

FLAGELOS DESTRUIDORES 
737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores? 
“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são freqüentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.” 

738.Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?
“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”

738.a)Mas, nesses flagelos, tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso?
“Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro.
Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real (85). Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo. Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de um exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles.”

738.b) — Mas, nem por isso as vítimas desses flagelos deixam de o ser.
“Se considerásseis a vida qual ela é e quão pouca coisa representa com relação ao infinito, menos importância lhe daríeis. Em outra vida, essas vítimas acharão ampla compensação aos seus sofrimentos, se souberem suportá-los sem murmurar.”

739. Têm os flagelos destruidores utilidade, do ponto de vista 
físico, não obstante os males que ocasionam?
“Têm. Muitas vezes mudam as condições de uma região. Mas, o bem que deles resulta só as gerações vindouras o experimentam.”

740. Não serão os flagelos, igualmente, provas morais para 
o homem, por porem-no a braços com as mais aflitivas 
necessidades?
“Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de 
exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e 
resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.”


741. Dado é ao homem conjurar os flagelos que o afligem?
“Em parte, é; não, porém, como geralmente o entendem. Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. 
À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os 
vai podendo conjurar, isto é, prevenir, se lhes sabe pesquisar 
as causas. Contudo, entre os males que afligem a Humanidade, alguns há de caráter geral, que estão nos decretos da 
Providência e dos quais cada indivíduo recebe, mais ou
menos, o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, a 
não ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos 
males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela sua 
negligência.”


Não quero com isso dizer que basta lermos essas perguntas para entendermos completamente desse e de outros assuntos. Para termos um maior conhecimento sobre a vastidão desse assunto, apenas estudando bastante. Existem vários livros que podemos buscar como base, mas acima de todos, deveríamos ler as Obras da Codificação Espírita que são:
- O Livro dos Espíritos
- O Livro dos Médiuns
- O Evangelho Segundo o Espiritismo
- Céu e Inferno ( A Justiça Divina Sobre Novo Prisma)
- A Gênese

Para Finalizar, venho fazer um pedido aos leitores desse Blog: Oremos hoje, oremos sempre. Oremos pelas vítimas desse terrivel evento! Mentalizemos a Paz de Jesus e O Amor de Maria. Que cada família sofredora dessa tragédia possa receber nossas orações. Que cada mãe possa ser acalentada e receber vibrações de Amor. Cada jovem que desencarnou possa ser socorrido e abençoado. Muita paz e muita luz a todos!!!

7 comentários:

  1. Prezados irmãos, é de suma importância que neste momento de perda e de dor, solidarizemo-nos com os irmãos do Rio Grande do Sul oferendo as nossas mais sinceras vibrações de amor e de paz.

    ResponderExcluir
  2. Uma ação que achei de extrema importância foi a do Banco de Multitecidos de PE que doou 2.500 cm de pele para auxiliar no tratamento de queimaduras das vítimas. Ações solidárias como essas devem ser divulgadas. Abaixo o link da reportagem sobre a doação:

    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/01/banco-de-multitecidos-de-pe-doa-estoque-de-pele-para-vitimas-do-rs.html

    ResponderExcluir
  3. É momento de prestarmos solidariedade para os parentes e amigos das vitimas.
    O melhor é orar para os desencarnados e os parente e amigos, pois não há auxilio melhor que o auxilio da espiritualidade!!

    ResponderExcluir
  4. A publicação anterior achei muito simplista, mas agora há embasamento no L.E. Espero por outras postagens, vou ficar de olho agora no blog

    ResponderExcluir
  5. É nestes momentos de dor,lamentações e indagações que o CONSOLADOR prometido por JESUS; a DOUTRINA ESPIRITA cumpre seu papel de consoladora e esclarecedora. Roguemos ao nosso irmão maior JESUS bençãos e paz para esses jovens atingidos por este flagelo, e a nossa Mãe MARIA SANTÍSSIMA , que abençoe e envolva com seu manto de LUZ essas mães, pais e familiares que choram por seus entes queridos.
    QUE ASSIM SEJA. A. FERREIRA - CEE

    ResponderExcluir
  6. http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/midias-espiritas/acao-solidaria-de-espiritas-em-santa-maria/

    ResponderExcluir